sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Reconstituindo o SPIN


A obra do SPIN


Imagine-


Imagine-se aos 70 anos de idade vc ou o curador da sua vida tendo em mãos não apenas o seu primeiro mensário mas todos eles, do primeiro ao último, do número 1 ao 350, atento para o fato de que neste caso o tempo não é o do calendário gregoriano ou comum e sim o da cidade spin, onde o mes tem 73 dias, dos quais 70 são dias úteis.


Como o SPIN conta o tempo em termos de mensários e não de anos, foge de aniversários como o diabo foge da cruz.


Possíveis temas para reconstituição de mensários extraviados:


No mensário 25(cinco anos na realidade comum), o SPIN levou uma surra da professora por ter comido o lápis na sala de aula talvez por fome ou ansiedade ou desatenção ou falta de prazer ou aversão àquele sistema de aprendizado preso num banco: a gente é pra ser traduzido compreendido.


No mensário 35(ou 7 anos no tempo comum), a construção do próprio cobertor, desde o plantio à colheita, quando madrugava para bater o algodão como parte do preparo das linhas, o que fazia na roda de fiar, ao final entregou os novelos para Mãe Preta, spin parteira e tecelã que, terminado o objeto, entregou-o pronto ao SPIN: dá prá sentir até hoje, em forma de memória afetiva ou lembranças do passado presentes, o cheiro daquela manta de tecido natural ou perfeito, o desenho traçado da spin tecelã. O mesmo processo foi repetido para a confecção de uma rede de dormir, também em parceria com Mãe Preta.


No mensário 50(ou 10 anos no tempo comum ou gregoriano) a mudança da roça para o meio urbano: diante do rio colossal, a admiração e o medo na travessia na margem do meio urbano. Estes e outros registros haviam sido reconstituidos mas, num determinado momento da história, jogou-os fora, não se sabe a razão, ah sim, a razão, de forma que aquilo que foi visto como inútil loucura teria sido preservado se existisse o Poder Curador, de curar, no lugar do Judiciário, de judiar***.


No mensário 280, em 7 de marte (56 anos no tempo comum ou raso ou superficial ou gregoriano) familiares fizeram festa em alusão à data, foi quando experimentou na própria pele a contradição mesversário vs aniversário no Village Park em Caldas Novas - Rio Quente. Houve sim o aspecto da alegria, da festa e do afeto, o que não apagou a sensação de que o evento guardava um segredo não revelado: para eles, mais um aniversário e, para o Spin, mais um mensário.


Se gostou daquela festa de mensário. Sim, apesar da contradicção ou distonia vivenciada. Fez parte do mensário daquele mensário o registro do quanto estava feliz naquele ambiente, pois que o mesmo era uma corroboração à engenharia do SPIN, segundo o qual cada casa tem duas ruas, uma interna, de chão, verde, com fauna e flora, e uma outra, externa, para o tráfego de veículos. Tudo isso foi registrado em conversa via whatsapp com Alexandre Pereira, spin professor [de arte] da Universidade Federal do Amapá. O SPIN já não tem mais tal material, talvez as fotos, pois o diálogo foi apagado pelo aplicativo, não se sabe o motivo, coisa desse mundo "perfeito" que transforma tudo em lixo, o perfeccionismo ou racionalismo ê isso: destruição.


Fontes de pesquisa para a reconstituição do primeiro mensário do spin:


1- Significado da palavra "mensario"(Clique aqui )


2- No primeiro mensário a Lua Cheia: ''a Lua Cheia em 7 de janeiro de 1959'' (Clique aqui).


3- Naquele momento spin revolucionários apearam do poder o spin ditador Fulgêncio Batista. Resultado da pesquisa para ''o mundo em 7 de janeiro de 1959'' (Clique aqui)


4- O país naquele momento: notícas do Brasil(Clique aqui).


5- Como era o derredor: noticias da cidade(Clique aqui)


6- Imagens de "mensários" (Clique aqui)


*** Quanto ao uso deste verbo[judiar], Houaiss, spin linguista, apontou que a palavra resulta de “antiga tradição antissemita de origem europeia,” o SPIN não gostaria de usá-la, porque seu emprego é pejorativo mas, como tem muita judiação sendo adotada como vingança nos cárceres e não atacada pelo poder dominante ou pelos usuários das redes (anti)sociais, resolveu usá-la. A retificação ou substituição do termo será feita quando encontrar outra palavra(que não ''judiar'') para referir-se a este sistema judicial-midiático-verbalizador que trata seus inimigos de forma igual ao tratamento dispensado pelos spin nazistas aos spin judeus, com base no Direito Penal do Inimigo, então poder judiciário ou judiador, tanto faz.






SPINGNIFICADO


Spin: conceitual ou demonstrativo ou idéia ou plano ou obra ou poder ou vontade ou disposição ou âmago ou tempo ou ponte ou religare ou transporte ou palavra ou insghit ou inspiração ou transporte ou momentum ou acesse aquilo que pulsa dentro de ti: spin médico, spin cognitivo, spin narrativo...






O mensário do spin: destes 74 dias, 70 são úteis, sendo que cada um dos 70 dias são representados por um ponto...um ponto que virou reticência....ponto ou hexágono ou rizoma...






SPIN01 SPIN02 SPIN03SPIN04 SPIN05 SPIN06SPIN07


SPIN08 SPIN09 SPIN10SPIN11 SPIN12 SPIN13SPIN14


SPIN15 SPIN16 SPIN17SPIN18 SPIN19 SPIN20SPIN21


SPIN22 SPIN23 SPIN24SPIN25 SPIN26 SPIN27SPIN28


SPIN29 SPIN30 SPIN31SPIN32 SPIN33 SPIN34SPIN35


SPIN36 SPIN37 SPIN38SPIN39 SPIN40 SPIN41SPIN42


SPIN43 SPIN44 SPIN45SPIN46 SPIN47 SPIN48SPIN49


SPIN50 SPIN51 SPIN52SPIN53 SPIN54 SPIN55SPIN56


SPIN57 SPIN58 SPIN59SPIN60 SPIN61 SPIN62SPIN63



SPIN64 SPIN65 SPIN66SPIN67 SPIN68 SPIN69SPIN70


SPIN71 SPIN72 SPIN73SPIN74AÇÕES DO SPIN

Páginas encerradas ou em observação
Canal VideoLog TV JCL
Canal VideoLog TV Jornal no MAR
Canal VideoLog TV Rios
Canal World TV Spin JCL
Canal World TV Spin Sem Nome
Canal World TV Spin Televiso
Canal Youtube JCL
Diáspora do SPIN
Facebook Família Ribeiro
Facebook do SPIN
Imagens do SPIN no Flick
Imagens do SPIN no Google
Imagens do SPIN no Twitter
Jornal do SPIN no Tumbrl
Parentes do Spin
Twitter do SPIN
Lexometro
Mais Links






ESTADOS DE SPIN

Spin Interditado (no Facebook)
Spin Heterônimo (no GGN)
Spin Comentado (por Spinautas)
Spin Censurado (no Facebook)

MOVIMENTOS DO SPIN


1-Rés do Chão, na casa do Edson Barrus, RJ, Rua Lavradio Reconstituir)
5- Arte, História e Poderes, exposição coletiva ocorrida no começo deste século no Museu das Bandeiras, em Goiás Velho. Curador: Paulo Veiga Jordão (Localizar algum registro).
6- Exposição na Galeria Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Não me lembro do nome da exposição. Curador: Divino Sobral. (Localizar algum registro).
7- Exposição na Galeria Artes Visuais da UFG, por ocasião do Encontro Nacional de Pesquisadores de Arte. (Localizar algum registro).
8- Exposição galeria da FAV, cuja curadora foi Selma Parreira, parece que ocorreu uma outra, esta curada por Anair Jorge, não tenho certeza.
9- Coletiva ocorrida na Bienal da UNE, em Goiânia. (Localizar algum registro).
10- Coletiva ocorrida na galeria da Funarte/DF, no Prima Obra. ( Localizar algum registro e linkar aqui)
11- Participação no MAPA- Mostra de Artes Performáticas. Participei com a performance "Você sabe onde fica o Morro do Macaco?" Curador: Marcos. Procurar algum registro, há uma foto numa folhinha da UFG. Procurar registro.

Individuais SPIN

1- Arte no Bosque para Loucos e Mendigos(Localizar, reconstituir)
2- Amor D. Arte veiculado através de um telefone virtual, as pessoas ligavam para uma secretária eletrônica cujo número foi publicado nos classificados de O Popular e ouviam a obra. Não tenho o registro.
3- Um obra que consistia em pessoa ligar para um telefone virtual(secretária eletrônica) para ouvir-me teclando uma máquina de datilografia. Procurar algum registro desta obra.
4- Obra com som parecido com sino, gravado numa Bienal de sp e veiculado para a população goianiense via telefone virtual. O som era fragmento de uma obra do artista plástico norte-americano Bruce Newman.

Obras entregues pelo SPIN ao Poder Curador da cidade-estado

Entreguei várias para para o spin médico Dr. Carlos Lima Melo, durante a anamnese. Ontem fiquei sabendo que ele faleceu, faz mais ou menos um mês. Como ter aquilo de volta se não tenho pista dos parentes do médico. A última obra entregue a ele, durante uma consulta de rotina, foi uma caixa trancada de carregar ferramentas, devidamente trancada, com segredos guardados em seu interior, com a recomendação de se abrir o objeto daqui a 50 anos, tenho que pegar aquela caixa de volta, na verdade eram coisas sob observação, eu estava precisando de um devido afastamento para a compreensão, tenho que buscar aquilo de volta para destruir.

Outras deixadas na Casa,,,esqueci o nome dos médicos....

Obras entregues ao spin cantor*
* Ney Matogrosso.

Arte sobre camiseta, entregue ao spin professor**
** Carlos Sena Passos

Publicações sobre SPIN

1- Crônica "Arte no Bosque para Loucos e Mendigos", por Brasigóis Felício, no jornal o Popular. No final da década de 80. Essa crônica integra um livro do Brasigóis, se não me engano, o título é Eles Não Beijam no Molhado, tenho que procurar o artigo.
2- Arte Fora do Eixo, de autoria do Carlos Brandão ou Ivair Lima, no Jornal Diário da Manhã, sobre minha participação na coletiva Prima Obra, na galeria da Funarte, no MinC, em Brasilia. Procurar o artigo.
3- Uma longa reportagem do jornalista Salvio Juliano, sobre minhas obras, foi necessário uma errata para corrigir o meu nome, que foi grafado erroneamente como Zé César. Procurar o artigo.
4- Publicação no jornal do Sintfesp, sobre uma exposição minha, não me lembro qual. Procurar o artigo.
....
Como pude jogar meu acervo no lixo? Só pode ter sido autossabotagem, preciso me curar.

5- Publicações usando nomes de personagens diversos na Opinião dos Leitores, do jornal Diário da Manhã, não me lembro em que anos ocorreram as publicações, décadas de 80 e 90. Lembrei de uma carta publicada na Revista Isto É, entre 1982 e 1983, 84, por aí, procurar...publicação na Opinião do Leitor, em O Popular...
6-Participação no coletivo Quarentena Bienal, um site, eram vários artistas, de todo o Brasil e exterior, os participantes. Procurar...,,
7-Publicações por e-mail para vários destinatários
8- A crônica Arte no Bosque...do Brasigois Felicio...
etc etc


SE SE SE SE SE

Nenhum comentário: